Conheça os dez mandamentos para manter o seu coração saudável

Um dia inteiro para pensar – e planejar – no que você faz durante todo o ano. Com o lema “Trabalhe com o coração”, a Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial de Saúde pretendem estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho. No domingo 26, Dia Mundial do Coração, as ações vão se espalhar por todos os continentes. A pressão por novos hábitos vem dos números. Segundo a OMS, os problemas cardiovasculares são responsáveis por 29% de todas as mortes no planeta. O peito de quem vive em países em desenvolvimento, como o Brasil, anda ainda mais apertado. O índice de morte por doenças no coração pode chegar a assustadores 82%.

O objetivo da campanha é fixar a importância das atividades físicas regulares e de uma vida menos estressante. Os especialistas lembram que uma boa caminhada, por exemplo, além de  ajudar a manter a boa forma, contribui, e muito, para a saúde. “Apenas 30 minutos de caminhada por dia podem prevenir ataques e problemas cardíacos, controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol, dar força aos ossos e tonificar os músculos”, afirma o cardiologista Newton César. Também entram no rol dos benefícios da caminhada o controle o peso, maior qualidade do sono e aumento do bem estar tanto físico quanto mental.

O alerta geral é para o cuidado urgente. Localizado levemente ao lado esquerdo do peito, o coração é responsável por  fazer o sangue circular (aproximadamente 7.500 litros por dia), e levar oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. “Sem ele nada vai funcionar direito,” diz Newton César.

Para funcionar bem, além dos exercícios o coração precisa de uma dieta balanceada e sem excessos de gordura, o que pode entupir os vasos sangüíneos e aumentar radicalmente a chance de problemas cardíacos. Também é importante manter a tranquilidade. Toda harmonia é bem vinda. “Temos que ser felizes, eliminar quadros depressivos e o mais importante: amar a vida e a nós mesmos”, defende o cardiologista.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial do Coração vão ocorrer em escolas públicas (distribuição de panfletos, conversas, consultoria, etc.), conferências e seminários sobre cuidados com a saúde, caminhadas, atividades de imprensa, competições e eventos esportivos, distribuição de camisas, leitura pública sobre hipertensão, simpósios científicos para cardiologistas, etc. Segundo a Federação Mundial do Coração, as principais cidades a realizar essas atividades no Brasil serão Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

Se você não tem o costume de exercitar o coração caminhando, comece devagar: olhe o que está ao seu redor, conheça o lugar onde vai caminhar… Faça isso e estabeleça ao menos 30 minutos de caminhada por dia. Confira essas dicas: use roupas e tênis que te façam sentir confortável, beba um copo d’água antes e depois de caminhar, não faça trajetos longos após refeições, dê passadas moderadas no começo e no fim das caminhadas, chame alguém para caminhar com você (isso tornará o exercício mais agradável).

Se você já teve problemas de coração ou outra doença grave, sente dores no peito, tonturas ou náuseas ao caminhar, converse com seu médico imediatamente. Mude seus hábitos: faça parte do trajeto para o trabalho andando e prefira escadas e rampas a elevadores. Seu coração agradecerá.

Você já conhece os 10 Mandamentos do Coração?

1.Evite fumar
2.Diga não à obesidade
3.Faça exercícios regularmente
4.Controle a pressão arterial
5.Escolha bem os alimentos
6.Controle o colesterol
7.Reduza o stress do dia a dia
8.Saiba se é diabético
9.Não descuide do lazer
10.Consulte seu médico periodicamente
Fonte: Portal Mais de 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias