Comunicado Elosaúde – como ajudar para evitar aumento do plano

REAJUSTES ANUAIS DOS PLANOS DE SAUDE. VAMOS FALAR SOBRE ISSO?

Todos os anos, no mês de agosto, o seu plano ELOSAÚDE é reajustado. Mas, você sabe em que período do ano os custos da ELOSAÚDE aumentam? Não? Então esse informativo vai ser muito útil para você.

A ELOSAUDE é uma associação sem fins lucrativos. Seu objetivo não é gerar lucro, mas sim, disponibilizar serviços de saúde de qualidade, pelo menor preço possível.

Por isso, no cálculo do reajuste anual dos planos, o principal fator considerado é o equilíbrio financeiro, ou seja, o quanto foi recebido em mensalidades e o quanto foi pago pelos serviços de saúde utilizados pelos beneficiários.

Quando o valor arrecadado é maior que o valor gasto, significa que o plano está equilibrado e, normalmente, o reajuste aplicado é apenas a recomposição inflacionária. Porém, se o valor pago pelos serviços de saúde é maior que o valor recebido em mensalidades, o plano está financeiramente deficitário e desequilibrado. Nesses casos o reajuste é aplicado para reequilibrar as contas.

E o que é que você tem a ver com isso? A resposta é simples: você e todos os demais beneficiários do plano irão arcar com esse reajuste. E é por isso que estamos tratando desse assunto, pois você pode contribuir para que o reajuste dos próximos anos seja menor.

Historicamente, no segundo semestre do ano, aumenta a frequência de uso dos serviços de saúde e o custo médio dos planos também aumenta. Não há uma razão científica para isso acontecer; o fato é que acontece.

Pode ser por falta de planejamento e acompanhamento preventivo ou mesmo por repetição de exames e outros serviços. Independentemente do motivo, esse aumento é percebido logo após o reajuste anual (que ocorre em agosto), e persiste quase que até o final do ano, gerando desequilíbrio que certamente irá impactar no reajuste seguinte.

Ao dividirmos essa informação com você, nosso objetivo é te convidar à reflexão e ao planejamento de sua rotina de saúde. Não queremos que você deixe de utilizar os serviços do plano. Ao contrário, esperamos que você use sempre que necessário, principalmente para acompanhamento e prevenção.

Estamos certos de que entendendo o impacto das decisões e do comportamento individual, todos os beneficiários ficarão ainda mais atentos para o uso planejado, equilibrado e racional dos serviços, sem repetições desnecessárias ou desperdícios dos recursos.

Queremos que você se cuide e que tenha muita saúde! Nosso trabalho é disponibilizar serviços de qualidade, mas precisamos manter preços competitivos e viáveis para você.
Vamos juntos? Uso racional e consciente: resultados na sua saúde e resultados na saúde financeira de seu plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias