Confira divulgação publicada pela Elosaúde sobre HIV e AIDS – De acordo com o Relatório Global do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), atualmente, dos 39 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo, 29,8 milhões estão recebendo tratamento que salva vidas e impede a transmissão. As maiores conquistas estão ocorrendo em países que estabeleceram e mantiveram um forte compromisso político de colocar as pessoas em primeiro lugar e investir adequadamente em estratégias comprovadas.
Principalmente por estimular abordagens inclusivas que respeitam os direitos humanos e envolvem as comunidades afetadas na resposta ao HIV. Ou seja, agir para remover ou reduzir os fatores sociais e estruturais que deixam as pessoas em risco e as impedem de proteger sua saúde e bem-estar.
A informação precisa ser livre de preconceitos. O acolhimento oportuno e triagens populacionais devem ser sempre estimulados, já que o tratamento universal é a principal medida de frear o HIV/AIDS e sua transmissão, que mesmo com tantos avanços continua sendo um desafio global de saúde com milhões de pessoas afetadas em todo o mundo.
HIV ou AIDS? Qual é a diferença?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema de defesa do corpo, enquanto a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença que se desenvolve quando o sistema de defesa está muito enfraquecido pelo HIV. É importante destacar que ter HIV não significa automaticamente ter AIDS, mas se a infecção pelo HIV não for controlada, pode levar ao desenvolvimento da AIDS ao longo do tempo.
O tratamento do HIV/AIDS salva vidas e previne transmissão. Fazer testes de HIV periodicamente é um ato de amor que contagia.
Confira 9 dicas fundamentais nessa luta para te ajudar a ter uma vida saudável:
1 – Conheça seu status
Fazer o teste de HIV regularmente é a primeira e mais importante dica. O diagnóstico precoce permite o acesso ao tratamento e ajuda a prevenir a propagação do vírus.
2 – Use proteção
Sempre use preservativos nas relações sexuais, especialmente com parceiros de status desconhecido. A proteção é uma das formas mais eficazes de prevenir a transmissão do HIV.
3 – PrEP e PEP
Converse com seu médico sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) se precisar, utilize. Essas medidas podem prevenir a infecção pelo HIV.
4 – Vá ao médico regularmente e faça seu tratamento
Se você for diagnosticado com HIV, siga o tratamento prescrito por um profissional de saúde. A terapia antirretroviral é altamente eficaz na gestão do vírus, pode impedir transmissão e controlar o HIV. Com o tratamento e acompanhamento médico, o HIV é suprimido do corpo, ou seja, fica indetectável, e não pode ser transmitido para outras pessoas e nem evolui para AIDS. Indetectável = intransmissível.
5 – Compartilhe a responsabilidade
Ambos os parceiros em um relacionamento devem compartilhar a responsabilidade de prevenção. Tenham diálogo aberto e estejam cientes do status um do outro.
6 – Não compartilhe seringas
Se você usa drogas injetáveis, nunca compartilhe agulhas. A transmissão do HIV por compartilhamento de agulhas é uma preocupação significativa.
7 – Faça seu pré-natal
Se vocês estão esperando um filho, fazer os exames pré-natal adequadamente pode evitar a transmissão na gestação e no parto.
8 – Cuide de sua saúde mental
O diagnóstico de HIV/AIDS pode ser emocionalmente desafiador. Busque apoio emocional quando necessário pois sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física.
9 – Compartilhe informações e combata o estigma
A discriminação e o estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS são prejudiciais. Demonstre compaixão e empatia. Eduque-se e compartilhe informações sobre o HIV/AIDS. Conhecimento é poder!